top of page
  • Lucas DP Sartori

Existe um período melhor para realizar a sua cirurgia plástica?

Nessa época de virada de ano é muito comum que as pessoas façam uma retrospectiva do que passou e tracem objetivos para o ano que se segue. Dentre as coisas que muitos planejam está a possibilidade de se aproveitar o período de Janeiro e Fevereiro, quando normalmente a rotina diária é mais tranquila, e realizar aquela cirurgia que se deseja há tempos.


Porém, uma dúvida é recorrente: afinal, existe um período melhor durante o ano para se realizar uma cirurgia plástica? Não, independentemente da data que o paciente escolha, o resultado e a qualidade da cirurgia serão os mesmos.

O ato cirúrgico será realizado com a mesma qualidade, cuidado e atenção que em qualquer outro mês, e o corpo não apresenta qualquer alteração anatômica durante esse período de verão de maneira que dificulte a realização da cirurgia.


O período de afastamento, os medicamentos utilizados, o uso de malhas e as orientações do pós-operatório serão exatamente as mesmas do inverno. São prescritas diversas medicações analgésicas, antibiótico quando necessário e malhas compressivas na cirurgias corporais. Em cirurgias pequenas (nariz, prótese de mama, pálpebras, lipoaspiração) o afastamento vai ser em torno de 10 a 15 dias, e em cirurgias maiores (abdômen, face, mama redutora) em torno de 20 a 30 dias.


Porém, dois fatores mudam e há de se ter uma atenção maior: o cuidado com o sol e o conforto em se usar as malhas. Toda cirurgia exige afastamento do sol durante o período de hematoma (que dura em torno 15 dias, variando com o procedimento), o uso de protetor solar por 3 meses e a cobertura da cicatriz quando exposta ao sol. Vai ser necessária uma vigilância maior por parte do paciente para não se expor ao sol do verão em demasia. Além disso, devido à temperatura um pouco mais elevada o uso da malha pode causar um leve desconforto em algumas pessoas.


Via de regra, os meses de Janeiro e Fevereiro costumam ter um comércio mais tranquilo e com menos movimento, pois normalmente é nessa época que as pessoas costumam tirar férias e descansar um pouco. Além disso, para quem tem filhos, esses dois meses são os que propiciam um maior período de afastamento das atividades escolares, permitindo uma maior maleabilidade para se adaptar o período de recuperação cirúrgica dos papais e mamães sem alterar a rotina escolar das crianças.


Assim, se o paciente tem o desejo de realizar alguma cirurgia plástica e o período de início de ano é o mais adequado para fazê-lo, seja por um dos motivos acima expostos ou qualquer outro, boas notícias. Estando ciente daqueles dois pequenos detalhes, a sua cirurgia tem tudo para ter a mesma qualidade e resultado que em qualquer outro mês do ano.



Para mais informações acesse o site www.lucasdpsartori.com.br, nossas redes sociais ou agende uma consulta.

116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page