• Lucas DP Sartori

Implante Capilar - Qual a diferença entre FUE e FUT?

Embora o cabelo não seja indispensável para a vida, a aflição causada pela ausência dele é associada à perda da autoestima e à queda na qualidade de vida. Com início a partir da adolescência, atingindo tanto homens quanto mulheres, a causa mais comum da Calvície é a Alopecia Androgenética. A indicação da cirurgia se dá a partir dos 25 ou 30 anos de idade, pois é a época em que a doença tende a se estabilizar. A região posterior do couro cabeludo é a ideal para a doação de fios de cabelo, pois ela é imune à queda de cabelo, e seus fios, quando implantados em qualquer outra região do couro cabeludo, mantém as suas propriedades e continuam crescendo normalmente até o final da vida.


O cabelo da área doadora pode ser retirado de duas formas. FUT (figura 1) é como denominamos a retirada de uma faixa de cabelo da região posterior da cabeça, realizando-se pontos no local de onde foi extraída a faixa. A vantagem é que se consegue uma grande quantidade de fios de cabelo e é indicada para calvícies extensas. A desvantagem é uma cicatriz linear resultante, porém ela é muito discreta e não fica aparente com um corte de cabelo na máquina 2.


Figura 1


FUE (figura 2) é uma técnica distinta, na qual ao invés de retirarmos uma faixa de cabelo, retiramos cada fio individualmente, um a um, o que exige um maior tempo cirúrgico. A vantagem é que não fica uma cicatriz linear, mas apenas pequenos pontos imperceptíveis no couro cabeludo. A desvantagem é que não se consegue a mesma quantidade de fios de cabelo que a faixa. Consequentemente, a FUE é indicada para calvícies menos extensas e para cirurgias secundárias.


Figura 2

Após a retirada e o preparo adequado, independentemente da técnica, são inseridos os fios, individualmente, nas áreas calvas.

Terminada a cirurgia o paciente usa um curativo em faixa por 48 horas. Após esse período o mesmo é retirado e o paciente está apto para trabalhar. É importante salientar que, devido ao ciclo natural do fio de cabelo, o aspecto final da cirurgia se dá entre 8 meses e 1 ano de pós-operatório.

Para mais informações agende uma consulta ou acesse o site www.lucasdpsartori.com.br e as nossas redes sociais.

2 visualizações

​© 2020 - Dr. Lucas Dal Pozzo Sartori