• Lucas DP Sartori

Qual o tamanho de prótese de mama eu devo colocar?

Atualizado: Abr 15

A cirurgia de Implante Mamário é, segundo estudo da ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética), realizado em 2016, a segunda cirurgia plástica mais realizada no Brasil. Quando recebemos no consultório pacientes em busca desse procedimento uma dúvida é muito comum: qual o tamanho de prótese ideal para mim?

Muitas pacientes vem ao consultório sem nenhuma ideia e pedem a opinião do cirurgião plástico. Outras vem com uma ideia fixa de volume pois a amiga colocou determinado tamanho e ficou lindo. Por fim, outras não tem ideia de números, mas conseguem manifestar o desejo de mamas grandes, discretas e sem exagero, entre outros.

O fato é que existem dois fatores principais quando falamos em tamanho de prótese de mama: a base da mama e a projeção da prótese.

A base da mama (figura 1), que seria a largura da mama da paciente, é a medida mais importante de todas. Essa é uma medida individual e única (assim como toda cirurgia). Gira em torno de 9,0 a 13,0cm, em média. Essa medida vai determinar o tamanho máximo de largura da prótese que será usada. Quanto mais larga a base, maior a prótese.

Aqui é importante lembrar que a prótese tem um formato cilíndrico e pode aumentar de tamanho somente de duas maneiras: para os lados, que é a base de mama, ou para cima, que é a projeção. Quanto maior a base e maior a projeção, maior o volume em ml da prótese. O contrário também é verdadeiro.


Figura 1

A projeção da prótese (figura 2) nada mais é que a altura da prótese. Pode ser Baixa, Moderada, Alta e Super Alta. Quanto mais projeção, mais alta a prótese e, consequentemente, mais volume e maior fica o implante. A escolha da projeção se dá pelo desejo da paciente de ter a mama mais marcada ou mais discreta.


Figura 2

No final, cruzamos os dois dados. Calculamos a base de mama da paciente e vemos o desejo dela de projeção. Isso significa que quem tem base pequena necessita prótese pequena? Não, pois podemos colocar uma prótese de base pequena que tenha projeção super alta, resultando em um maior volume. E, em pacientes de base larga, podemos colocar um prótese com pequena projeção, resultando em um menor volume.

Resumindo, não existem fórmulas prontas. Cada paciente tem as suas medidas e os seus desejos. O resultado desses dois fatores é que indicará o tamanho final de prótese de mama utilizada.



Obviamente que existem diversos outros fatores que influenciam no tamanho como o formato das próteses, a qualidade da pele, o local de implante (abaixo ou acima do músculo), entre outros.

Para mais informações, acesse o site www.lucasdpsartori.com.br ou agende uma consulta.

128 visualizações

​© 2020 - Dr. Lucas Dal Pozzo Sartori