top of page
  • Lucas DP Sartori

Mastopexia x Prótese de Silicone

Atualizado: 16 de set. de 2022


Qual a cirurgia de Prótese de Mama mais indicada no meu caso: Mamoplastia de Aumento (colocação de prótese de silicone) ou Mastopexia (retirada de pele associada)?

Mamas flácidas e sem estrutura, pequenas, com excesso de pele e tecido mamário e muitas vezes assimétricas (com diferença de tamanho) influenciam - e muito - na autoestima das mulheres.

Para melhorar essas queixas nós temos, fundamentalmente, duas opções: a Cirurgia de Aumento Mamário ou a Mastopexia. Vamos entender as diferenças?

  1. Cirurgia de Aumento Mamário - (Prótese de Mama)

A cirurgia de aumento de mama utiliza implantes para dar volume e deixar os seios maiores. Ela não serve para levantar a mama.

A colocação da prótese pode ser feita:

  • Acima do músculo: se a paciente deseja o polo superior mais marcado;

  • Abaixo do músculo: para a paciente que deseja o polo superior menos marcado, mais discreto;

Sempre que colocada abaixo do músculo podemos associar duas outras técnicas muito importantes:

  • Sutiã Interno Total: técnica em que realizo um suporte na parte de baixo (sulco) e na lateral da mama, deixando a prótese mais firme e estável, trazendo um melhor resultado estético;

  • Protocolo da Recuperação Rápida: técnica que permite à paciente ter uma recuperação mais rápida e com menos dor. Além de modificações técnicas e anestésicas, contamos com uma equipe dedicada à recuperação da paciente ainda dentro do Bloco Cirúrgico, que possibilita a realização dos exercícios necessários;

2. Mastopexia (com ou sem prótese)

A mastopexia é a cirurgia para levantar as mamas. Ela é indicada para corrigir a flacidez e a sobra de pele dos seios e reposicionar os mamilos, deixando as mamas mais levantadas. Pode ser associada com a colocação de prótese mamária para aumentar o volume mamário e deixar a mama mais firme e mais desenhada no polo superior.

Ilustração de mastopexia com cicatriz em "T" invertido
  • É possível utilizar o protocolo de recuperação rápida nesses casos?

Infelizmente, não é possível.

Na Cirurgia de Aumento Mamário o corte para colocação da prótese é de 3 a 4 cm e os movimentos não atrapalham na cicatrização, pois o corte é pequeno.

Já na Mastopexia, os cortes são ao redor de todo o mamilo, na vertical e na horizontal, o famoso T invertido. São cortes maiores, que costumam cicatrizar muito bem, mas para isso é preciso um repouso maior. Ou seja, não se recomenda o Protocolo de Recuperação Rápida nesse caso.

  • E como saber se meu caso precisa de Mastopexia ou se a Cirurgia de Aumento Mamário basta para que eu obtenha o resultado desejado?

Primeiramente, precisamos saber como é a sua mama e identificar se há uma ptose (queda) do seu seio.

Graus de ptose mamária

Um jeito simples de observar se há ou não flacidez de mama importante é com o teste do lápis, que pode ser realizado aí na sua casa.

Para isso, posicionamos um lápis abaixo da mama, no sulco inframamário, conforme a imagem ao lado.

Teste do lápis

Se a mama segurar o lápis e ele não cair, é provável que você precise de uma Mastopexia.

Se o lápis cai, há mais chances de que não haja uma flacidez importante, e a Cirurgia de Aumento Mamário está indicada sem a necessidade de retirada de pele.

Vale lembrar que isso não é um teste 100% fidedigno! A consulta médica e o exame físico detalhado é que nos fornecerão a indicação adequada para o tipo de cirurgia.

  • E por que é tão importante saber se o meu caso é para mastopexia ou mamoplastia de aumento?

Na mastopexia, por ser uma cirurgia mais detalhada e com mais cortes, a recuperação leva em média 21 dias, tempo em que indico repouso e afastamento das atividades diárias para uma melhor cicatrização.

Já na colocação de prótese, se utilizada a técnica de recuperação rápida, a paciente pode retornar às suas atividades em 24h-48h, ou em 10-15 dias se utilizada a técnica tradicional.

Dessa forma, percebemos que são cirurgias bastante diferentes, que exigem cuidados diferentes e tempos de recuperação bastante distintos. É importante que a paciente saiba disso, para que possa se programar adequadamente para o pós-operatório.


Se essa postagem solucionou sua dúvida, entre em contato clicando aqui e agende a sua consulta de avaliação conosco! Eu e minha equipe teremos o maior prazer em te receber.


Gosta de Cirurgia Plástica? Siga @drlucassartori também no Instagram!


5.383 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page