top of page
  • Lucas DP Sartori

Ninfoplastia: a cirurgia íntima feminina


O assunto de hoje ainda causa vergonha em muita gente. Porém, trata-se de uma cirurgia capaz de melhorar - e muito - a qualidade de vida das mulheres: a ninfoplastia. Vamos entender um pouco mais?


Anatomia da vulva

  • O que é a ninfoplastia?

É a cirurgia que refaz a anatomia normal dos pequenos e grandes lábios da região da vagina.



  • E para quem é indicada essa cirurgia?

É uma cirurgia indicada geralmente a dois perfis diferentes de pacientes:

1. A paciente que tem uma queixa em relação ao tamanho da região da vulva, geralmente relacionada aos pequenos lábios, quando esses têm uma aparência de estarem maiores que os grandes lábios, por sobra de pele.

Nesses casos, a paciente pode ficar incomodada ao usar uma calça mais justa, por exemplo, que acaba ficando marcada com um volume que pode ser desagradável na região.


Caso de retirada de pele na ninfoplastia

O tratamento para essas pacientes é a ressecção (retirada) desse excesso de pele, fazendo com que os pequenos lábios fiquem menores que os grandes lábios, corrigindo o excesso de volume.

2. O segundo tipo de paciente é aquela que acha que a região da vagina está mais "murcha", porque a pele está um pouco mais flácida e envelhecida, com falta de volume. Geralmente, está mais associada a idade da paciente e é relacionado a anatomia dos grandes lábios.

Nesses casos, o tratamento é realizando um aumento, preenchendo a região. Normalmente, usamos a gordura da própria paciente (retirada de uma outra região, como abdome, flancos, culotes), e injetada nos grandes lábios - procedimento que chamamos de lipoenxertia -, que proporciona um rejuvenescimento e embelezamento à região.


Seringas com gordura para lipoenxertia

  • Como é o pós-operatório dessa cirurgia?

Essa é uma preocupação muito comum, mas felizmente o pós-operatório dessa cirurgia costuma ser bem tranquilo!

O procedimento não costuma causar dor, mas a paciente pode usar um spray com anestésico, que alivia o desconforto.

  • Preciso me afastar das minhas atividades por quanto tempo?

Aqui vai a melhor notícia: de rotina, não costumo indicar afastamento do trabalho e outras atividades!

Basicamente, o que recomendo é que se utilize roupas mais soltas (saias, vestidos) nos primeiros dias e roupa íntima confortável (algodão, tecidos delicados), evitando rendas e tecidos que irritem a região.


Roupas mais largas e confortáveis
  • Por quanto tempo preciso evitar atividade sexual?

Relações sexuais devem ser evitadas, em geral, por 30 dias.

  • Como são as cicatrizes?

Quando é feita a retirada de pele dos pequenos lábios, a cicatriz fica escondida entre os pequenos e grandes lábios, de maneira bem discreta.

Nos casos de lipoenxertia, fica uma cicatriz de 3 a 4mm (menos de meio centímetro), em cada um dos grandes lábios, praticamente inaparente.

Nos casos de retirada de pele dos pequenos lábios, eu uso pontos absorvíveis, que vão caindo conforme o amadurecimento da cicatrização, em cerca de 20-30 dias.

Quando optamos por lipoenxertia, damos um pontinho de cada lado, retirados em média depois de 15 dias.

Ficou interessada? Entre em contato conosco clicando aqui!

1.212 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page