top of page
  • Lucas DP Sartori

Prótese de Mama Abaixo do Músculo – A Técnica Muscle Splitting

Já falamos aqui sobre a escolha do tamanho da prótese de mama, salientando dois fatores principais, a base da mama e a projeção da prótese. Porém, é natural e esperado que não seja apenas essa a escolha que a paciente deve fazer quando estiver na consulta médica com o seu cirurgião plástico. Outra decisão fundamental é sobre o local em que deve ficar a prótese: abaixo ou acima do músculo.


Quando participei do 1º Congresso da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) realizado em Porto Alegre, tive a oportunidade de participar de uma demonstração cirúrgica ao vivo, junto com o Dr. Márcio Rigo, da técnica submuscular Muscle Splitting.


Ela consiste em colocar a prótese abaixo do músculo na metade superior e medial da mama, deixando uma curvatura mais suave no polo superior (evitando o efeito bola) e a prótese mais centralizada (aproximando as mamas). Na metade de baixo da mama deixamos a prótese acima do músculo, permitindo o preenchimento adequado do polo inferior e dando projeção e naturalidade ao resultado (figura 2).





Devido a essas caraterísticas, essa técnica ajuda a evitar o efeito de “dinâmica” da mama, que é quando a prótese sobe artificialmente ao forçar a musculatura peitoral (na academia, por exemplo), e que pode eventualmente acontecer em outras técnicas de colocação abaixo do músculo. Costumo usar a técnica Muscle Splitting nos pacientes que procuram um resultado mais discreto no polo superior ou quando apresentam uma mama com pouca glândula, o que deixaria a prótese muito marcada.


Quando a paciente apresenta uma mama com bastante glândula ou procura um resultado um pouco mais marcado no polo superior, indico uma prótese acima do músculo. Quando bem indicada, essa é uma excelente técnica e também traz resultados muito bonitos.


É importante salientar, após toda essa explicação, que nada substitui uma boa conversa entre a paciente e o seu cirurgião e um adequado exame físico, possibilitando ao paciente decidir com segurança e junto com o seu médico as melhores opções para o seu caso.


Para mais informações, acesse o site www.lucasdpsartori.com.br, nossas redes sociais ou agende uma consulta.



832 visualizações0 comentário
bottom of page