top of page
  • Lucas DP Sartori

Qual o tamanho ideal de prótese para o meu caso?



A cirurgia de aumento mamário (prótese de mama) é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil. Quando recebo no consultório pacientes em busca desse procedimento uma dúvida é muito comum: qual o tamanho de prótese ideal para mim?

Algumas têm o desejo de mamas maiores, outras menores. Um grupo quer a mama mais marcada, outro quer um resultado mais natural. Ainda tem as que viram a amiga com “X”ml e acham que ficou pequena…

Mas, afinal, como é feita essa escolha?

De modo geral, existem dois fatores principais quando falamos em tamanho de prótese de mama: a base da mama e a projeção da prótese.

  1. A base da mama (figura 1), que seria a largura da mama da paciente, é a medida mais importante de todas. Essa é uma medida individual e única (e essa individualidade precisa ser respeitada em toda a cirurgia). Gira em torno de 9,0 a 13,0cm, em média. É essa a medida que vai determinar o tamanho máximo de largura da prótese que será usada. Quanto mais larga a base, maior a prótese.

Aqui, é importante lembrar que a prótese tem um formato cilíndrico e pode aumentar de tamanho somente de duas maneiras: para os lados, que é a base de mama, ou para cima, que é a projeção. Quanto maior a base e maior a projeção, maior o volume em ml da prótese. O contrário também é verdadeiro.


Figura 1

2. A projeção da prótese (figura 2) nada mais é que a altura da prótese. Pode ser baixa, moderada, alta e super alta. Quanto mais projeção, mais alta a prótese e, consequentemente, mais volume e maior fica o implante. A escolha da projeção se dá pelo desejo da paciente de ter a mama mais marcada ou mais discreta.


Figura 2

No final, cruzamos os dois dados. Calculamos a base de mama da paciente e vemos o desejo dela de projeção.

Isso significa que quem tem base pequena necessita prótese pequena?

Não, pois podemos colocar uma prótese de base pequena que tenha projeção super alta, resultando em um maior volume. E, em pacientes de base larga, podemos colocar um prótese com pequena projeção, resultando em um menor volume.


Resumindo, não existem fórmulas prontas. Cada paciente tem as suas medidas e os seus desejos. O resultado desses dois fatores é que indicará o tamanho final de prótese de mama utilizada.

Obviamente, existem ainda diversos outros fatores que podem influenciar no tamanho, como o formato das próteses, a qualidade da pele, o local de implante (abaixo ou acima do músculo), entre outros.


Para saber qual a prótese ideal para o seu caso, entre em contato conosco acessando o Instagram @drlucassartori ou agendando diretamente uma consulta via WhatsApp, clicando aqui!

375 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page