top of page
  • Lucas DP Sartori

Sutiã Interno + Protocolo de Recuperação Rápida, a associação ideal para Cirurgia de Prótese de Mama


Um resultado estético de qualidade a médio e a longo prazo a partir de uma experiência menos traumática e ao mesmo tempo com uma recuperação muito mais breve em comparação à técnica tradicional estão transformando o conceito da Cirurgia de Prótese de Mama.


Isso tem sido possível com a associação de duas técnicas que tenho realizado com muito sucesso em minhas pacientes, que são o Sutiã Interno Total e o Protocolo de Recuperação Rápida, o que eu, particularmente, considero ideal para quem deseja aumentar suas mamas, desde que seu caso se enquadre nos pré-requisitos.


Como funciona o Sutiã Interno Total?

O Sutiã Interno tem um objetivo parecido com o suporte do sutiã externo que a mulher usa no dia a dia, porém o faz pelo lado de dentro da mama.


Em termos técnicos, realizo dois suportes na região de cada mama, um na parte inferior e outro na lateral. O suporte inferior, popularizado pelo cirurgião australiano Dr. Michael Miroshnik, é obtido através de diversos pontos realizados em todo o sulco da mama para torná-lo mais resistente ao peso da prótese, evitando assim que ela escorregue para baixo, inclusive com o passar do tempo.


Já o suporte lateral, descrito pela nossa pelo Dr. Márcio Rigo, que tive o prazer de trabalhar junto, quando publicamos um trabalho na Revista da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), consiste em preservar um suporte lateral de músculo peitoral para evitar que a prótese se desloque para a lateral da mama.


Em resumo, esses suportes que compõe o Sutiã Interno Total proporcionam firmeza, estabilidade e um melhor resultado estético. A mama fica mais bonita, com um polo superior mais definido e um podo medial (linhas de clivagem) melhor desenhado.


Eu realizo o Sutiã Interno em todas as cirurgias de aumento de mama em que as pacientes enquadram-se na colocação da prótese abaixo da musculatura, indicação que só é possível fazer avaliando pessoalmente cada caso.


Importante observar que essa técnica também depende da anatomia de cada paciente, e o resultado depende da individualidade de cada pessoa.


Como funciona o Protocolo de Recuperação Rápida

A indicação de colocação de prótese abaixo da musculatura é também um requisito para se poder realizar o Protocolo de Recuperação Rápida.


O Protocolo foi desenvolvido pelo cirurgião americano Dr. John B. Tebbets, um dos expoentes da cirurgia plástica mundial. A técnica reúne diversas modificações feitas por ele ao longo de mais de 20 anos de experiência, entre elas:


▪ Educação pré-operatória;

▪ Técnica anestésica modificada para um rápido despertar para realizar os exercícios;

▪ Técnica cirúrgica modificada para menor sangramento e diminuição da dor;

▪ Medicamentos específicos no pós-operatório imediato e tardio

▪ Equipe multidisciplinar para conduzir os exercícios ainda no hospital para uma melhor recuperação.


É justamente nestes pontos que o Protocolo se diferencia da técnica tradicional de uma Cirurgia de Prótese de Mama. Seu grande objetivo é proporcionar à paciente uma experiência menos traumática e com menos dor no pós-operatório e uma recuperação muito mais rápida, possibilitando seu retorno muito mais breve à sua rotina pessoal, de atividades e trabalho.


Ao invés de um afastamento de 15 dias, em torno de 2 ou 3 são agora o suficiente.


Para quem é indicada essa associação

A associação do Sutiã Interno + Protocolo é indicada somente para a cirurgia de Prótese de Mama de Aumento, ou seja, não é possível aliar à Mastopexia (retirada de pele + colocação de prótese), pois essa cirurgia tem cortes e incisões maiores que não permitem a realização de exercícios para uma recuperação rápida.


E como já citado acima, outro requisito que define se a paciente se enquadra ou não para ambas as técnicas é a indicação de colocação de prótese abaixo da musculatura, o que é definido após uma consulta pessoalmente para que eu possa avaliar o seu caso!


Então é isso!


Espero que essas informações ajudem a você entender melhor sobre os benefícios da associação do Sutiã + Protocolo.


Caso deseje agendar uma consulta, acesse o link https://wa.me/555597072522 que eu terei o maior prazer em te receber no meu consultório!

1.967 visualizações0 comentário
bottom of page