• Lucas DP Sartori

7 Coisas que você precisa saber para fazer uma Rinoplastia!


O teu nariz te incomoda de alguma forma, seja pelo tamanho, pelo formato ou mesmo por alguma dificuldade na respiração? Nesta matéria especial eu separei 7 questões importantes que você precisa saber sobre a Rinoplastia, a cirurgia que corrige esses problemas e, portanto, pode ser o que você precisa para se sentir bem e ter uma melhor qualidade de vida!


1. Quais problemas a Rinoplastia resolve?

A maioria dos pacientes que me procura para fazer a Rinoplastia tem uma preocupação com a estética do seu nariz, mas é importante salientar que a Rino não somente corrige imperfeições no formato, como também melhora as qualidades funcionais do nariz, como a respiração, por exemplo.

No que diz respeito à estética e formato, com a cirurgia é possível corrigir, dentre outras coisas l:

- O ossinho do dorso do nariz, que também chamamos de giba;


- Levantamento da ponta do nariz (para deixar o nariz um pouco mais empinado);


- Afinamento da ponta do nariz (para quem tem a ponta mais gordinha, com a cartilagem bastante marcada);


- Asas largas (quando elas ultrapassam as linhas dos cantos internos dos olhos);


2. Qual a diferença entre a Rinoplastia Fechada e a Rinoplastia Aberta?

Em todos os casos, independente dos objetivos do paciente, a primeira decisão que tomo para a realização da cirurgia é com relação à técnica a ser aplicada: se a Rino será Aberta ou Fechada.

Quando o caso é a giba (ossinho) ou o ângulo (empinar a ponta), geralmente optamos por uma cirurgia mais conservadora, a Rinoplastia Fechada, em que a técnica é um corte por dentro do nariz, contornando internamente as duas narinas.

Já quando o caso do paciente é a modificação da estrutura da ponta do nariz, a técnica precisa ser a da Rinoplastia Aberta, que requer um corte na pele na parte externa, a columela.


3. Quanto tempo leva após a consulta para fazer a cirurgia?

No dia da consulta eu avalio todas as queixas do paciente e seus objetivos. Analiso sobre a técnica a ser aplicada (se será uma Rino Aberta ou Fechada) e então fazemos um pré-agendamento para a realização da cirurgia, que deve acontecer cerca de 30 a 40 dias após.

Enquanto isso, solicito exames de sangue, do coração e uma tomografia computadorizada do nariz. Estes exames devem ser apresentados na consulta pré-operatória, que geralmente é agendada cerca de 20 dias após a primeira consulta. Estando tudo ok no ponto de vista médico, confirmamos a cirurgia!


4. Como é a anestesia?

A Rinoplastia é uma cirurgia que precisa ser realizada em bloco cirúrgico com anestesia geral. Lembrando que todas as cirurgias são acompanhadas por um médico anestesista que fica junto com o paciente monitorando e controlando suas atividades cerebrais através de um aparelho que chamamos de BIS (um adesivo colado na testa do paciente). 5. Como é a correção da ponta do nariz?

Quando o caso é a correção da ponta do nariz, geralmente é feita a Rinoplastia Aberta, que nos permite afinar a ponta quando ela é muito arredondada ou aquele nariz mais quadrado, largo, além de levantar a ponta quando ela é mais caída. Para isso podemos cortar a cartilagem, retirar parte dela para afinar quando necessário, e também fazer enxertos de cartilagem, como faço como a gordura em partes do corpo. Essas técnicas nos permite conseguir um um nariz mais definido e mais bonito para uma melhor harmonização facial do paciente.

6. Como é a cicatriz da cirurgia, onde fica e qual o tamanho?

A Rinoplastia Aberta vai resultar em uma cicatriz na columela. Tem em torno de 1 a 2 cm de comprimento, porém, é uma cicatriz bastante delicada e discreta. Obviamente que ela não desaparece como toda cicatriz, mas para que alguém possa notar ela, é preciso levantar o rosto.


7. Como é a recuperação após a cirurgia?

A recuperação da Rinoplastia leva em torno de 7 a 10 dias para que o paciente possa retornar ao trabalho. Neste período, a região do nariz e olhos fica um pouco roxa, o que é normal, mas esse roxo vai desaparecendo com o passar dos dias.

Durante estes dias de recuperação possivelmente o paciente vai ter um pouco de dificuldade para respirar, o que também é normal, pois acabamos mexendo na parte funcional do nariz e essa região pode ficar edemaciada.

Para quem pratica atividade física eu recomento retornar para atividades leves como caminhadas após 15 a 20 dias. Já exercícios mais pesados cerca de 40 a 45 dias.

A Rino é uma cirurgia que gosto muito de fazer e ela é cheia de detalhes, requer muitos cuidados. Por isso dediquei um período da minha especialização na Alemanha, onde estudei a Cirurgia Estética e Funcional do Nariz junto com o Dr. Wolfgang Gubisch, renomado cirurgião plástico e otorrinolaringologista especializado em Rinoplastia.

Espero que tenham gostado! Se você tem interesse em saber mais sobre a cirurgia ou até mesmo agendar uma consulta, entre em contato através deste link https://wa.me/555597072522 ok!

​© 2020 - Dr. Lucas Dal Pozzo Sartori