• Lucas DP Sartori

5 coisas que você precisa saber sobre o Sutiã Interno Total

Atualizado: Nov 16



Uma mama mais bonita, com o Polo Superior mais definido e o Polo Medial (linhas de clivagem) bem desenhado, é o desejo de toda mulher ao realizar o seu sonho de fazer uma cirurgia de Prótese de Mama.


E possibilitar que a prótese tenha esse efeito, como se estivesse sendo sustentada por um sutiã externo, na parte de baixo e lateral do seio, é o objetivo da técnica Sutiã Interno Total, que proporciona assim mais firmeza, estabilidade e um melhor resultado estético a longo prazo para os nossos resultados cirúrgico.


Eu realizo a técnica em praticamente 100% dos casos em que indico a prótese abaixo da musculatura. E para explicar melhor esse assunto, eu separei 5 questões importantes para que você que deseja colocar uma prótese compreenda melhor como funciona a técnica e em que casos é possível realizá-la.


1. O que é o Sutiã Interno Total, como funciona e para que serve?


O Sutiã Interno Total é uma técnica que eu realizo em todas as cirurgias de Prótese de Mama nas quais eu coloco a prótese abaixo da musculatura, visando proporcionar uma maior estabilidade da prótese a médio e a longo prazo.


Resumindo, ela simula o suporte do sutiã externo que a mulher usa no dia a dia para a mama, porém, o faz pelo lado de dentro da mama.


Mas como ela funciona? Basicamente, eu realizo um suporte no sulco inferior e outro na lateral do seio, trazendo assim essa estabilidade e um melhor resultado estético a longo prazo.


O Suporte Inferior eu realizo reforçando o sulco existente (ou até mesmo criando um novo), com uma série de pontos que deixam ele mais forte, evitando então que essa prótese escorregue para baixo e mantendo o polo superior mais definido.



Já para o Suporte Lateral eu utilizo o músculo peitoral da paciente para criar uma sustentação que diminui a chance de a prótese escorregar para o lado, mantendo ela mais bonita, com uma linha de clivagem medial mais destacada.


2. Qual o tamanho da cicatriz quando é feito o Sutiã Interno Total?

Apesar de lembrar o sutiã que a mulher usa no dia a dia, a técnica não resulta em uma cicatriz maior. O corte é o mesmo de uma cirurgia de prótese de mama, de cerca de 3 a 4,5 cm (dependendo do tamanho da prótese) na região do sulco inferior.


3. Posso fazer o Sutiã Interno Total junto com o Protocolo de Recuperação Rápida?


Como falei no início, eu utilizo a técnica em praticamente todas as cirurgias em que a prótese de mama é colocada abaixo da musculatura, e visa um melhor resultado estético. Já o Protocolo de Recuperação Rápida visa uma recuperação mais precoce, abreviando o período necessário de afastamento para se realizar a cirurgia.


Pode ou não ser associado com o Sutiã Interno Total, e essa é uma decisão da paciente. Caso ela deseje uma recuperação mais rápida, menos dolorosa e que possibilite seu retorno mais precoce às suas atividades, a combinação das duas técnicas é perfeita.


4. Posso fazer o Sutiã Interno Total junto com a Mastopexia (retirada de pele + colocação de prótese)?


O Sutiã Interno Total, exatamente como eu faço na colocação de prótese de aumento, não pode ser associado à Mastopexia, pois é uma cirurgia diferente, realizada com outra técnica, que acarreta em um corte no sulco e também ao redor da aréola e na vertical.

Normalmente o que eu faço quando eu coloco a prótese de mama abaixo da musculatura junto com a Mastopexia é uma variante do Sutiã Interno, mas que proporciona também um excelente suporte.


Porém, particularmente, eu prefiro usar na Mastopexia uma técnica de colocação de prótese acima da musculatura, mas com uma prótese diferente, com cobertura de poliuretano. Essa textura especial faz um efeito de velcro grudando na musculatura da paciente na parte inferior e na mama na parte superior, proporcionando um melhor posicionamento nesses casos a longo prazo.


5. Os custos aumentam quando realizo o Sutiã Interno Total?


Não, os valores são os mesmos. Quando eu recebo uma paciente que deseja colocar prótese de mama eu avalio seu biótipo e suas expectativas com a cirurgia e em conjunto nós decidimos qual a melhor técnica, se acima ou abaixo da musculatura.


Caso seja acima, a técnica do Sutiã Interno não pode ser realizada. Se é abaixo da musculatura, a técnica do Sutiã Interno vai ser realizada. Em ambos os casos, acima ou abaixo, o valor é o mesmo.


Se você se interessou por esta técnica, agende uma consulta pelo nosso WhatsApp clicando neste link https://wa.me/555597072522 para que eu possa avaliar o seu caso pessoalmente!

​© 2020 - Dr. Lucas Dal Pozzo Sartori